Orçamento e Planejamento de Obras

Temos módulos flexíveis que podem ser combinados atendendo às necessidades específicas de cada cliente ou empreendimento.

Orçamento Paramétrico

Recomendado para incorporadoras e construtoras no momento da aquisição dos terrenos e/ou projetos de empreendimentos. Orçamento de custo utilizando índices baseados em obras similares com o objetivo de subsidiar a incorporadora e construtora no estudo de viabilidade do empreendimento, com base em estudos de massa e quadro de áreas preliminares.

Orçamento Preliminar

O objetivo deste tipo de orçamento é aferir os parâmetros de custos utilizados no estudo de viabilidade. Orçamento de custo utilizando levantamento e planilhamento das quantidades dos serviços a executar com base em projetos de prefeitura e diretrizes para fundações, estrutura, instalações e paisagismo. Processamento dos Relatórios de Orçamento de Custos, Tabela ABC Global e Composições de Custos Unitários no sistema Tron-Orc, posteriormente exportado para arquivos em Excel.

Orçamento Executivo

O objetivo deste tipo de orçamento é servir de base para o planejamento, execução e acompanhamento da obra. Orçamento de custo utilizando levantamento e planilhamento das quantidades dos serviços a executar com base em projetos executivos de arquitetura, instalações, paisagismo e complementares. Processamento dos Relatórios de Orçamento de Custos, Tabela ABC Global e Composições de Custos Unitários no sistema Tron-Orc, posteriormente exportado para arquivos em Excel.

Orçamentos de Saldo de Obras

Poderá ser feito para obras em fase inicial (fundação e estrutura em andamento) ou na fase de acabamentos (estrutura concluída)

1. Orçamento de saldo de obra na fase inicial, fundação e estrutura em andamento
O objetivo deste tipo de orçamento é servir de base para o planejamento, execução e acompanhamento da conclusão da obra. Envolve além do orçamento propriamente dito uma visita e reunião inicial na obra para verificar a posição física atual, maquete do empreendimento, memoriais descritivos, saldo de contratos a pagar, prazo restante para conclusão, bem como vistoria à obra para medição física dos serviços executados e pagos. Elaboração do saldo a executar a partir do orçamento de custo executivo total da obra descontando-se os serviços concluídos e pagos até a data de corte.

2. Orçamento de saldo de obra na fase de acabamentos, estrutura concluída
O objetivo deste tipo de orçamento é avaliar se os recursos e prazos disponíveis para a entrega da obra estão compatíveis com os custos dos serviços e prazos necessários para a sua conclusão orientando a tomada de decisão a respeito. Vistoria de inspeção conjunta às obras para medição dos serviços executados, necessidade de recuperação / complementação de serviços executados em desacordo ou incompletos, verificação dos principais materiais em estoque, obtenção dos saldos a pagar de serviços já contratados, obtenção dos preços atuais praticados de materiais básicos locais, equipamentos locados e serviços a executar.

Orçamento e cronograma base para licitação de obras públicas

O objetivo deste serviço é apoiar tanto o projetista quanto o órgão licitante elaborando a planilha de preços e cronograma físico-financeiro a serem preenchidos pelo licitante incorporando ao orçamento de custo a taxa de BDI estabelecido para a obra. Orçamento de custo utilizando levantamento e planilhamento das quantidades dos serviços a executar com base em projetos disponíveis de arquitetura, instalações, paisagismo e complementares.

Relatórios de Orçamento de Custos, Tabela ABC Global e Composições de Custos Unitários, utilizando-se preferencialmente referências de preços SINAPI, CPOS, FDE e EDIF e, na falta destes, cotação junto ao mercado.

Documentação para solicitação de financiamento bancário nos padrões de cada banco

O objetivo deste serviço é elaborar a documentação necessária para a construtora solicitar o financiamento junto aos bancos. Serão entregues o orçamento detalhado, cronograma físico-financeiro e ficha resumo do empreendimento atendendo ao padrão do banco.

Planejamento

Elaboração do Cronograma Físico utilizando o MS Project que será base para os demais relatórios: planejamento das etapas de suprimentos, e financeiras da obra. Adequação dos custos indiretos em função do prazo resultante do cronograma físico, definido após as reuniões iniciais de planejamento.

Processamento dos Relatórios de Orçamento de Custos, Tabela ABC Global, Composições de Custos Unitários, Cronogramas Físico, de Suprimentos, Financeiro, de Receitas, e de Desembolso que permitirão o adequado acompanhamento físico e financeiro da obra.

Acompanhamento

Acompanhamento da obra, através de relatórios semanais contendo fotos da visita, as principais ocorrências e alertas para desvios do andamento físico e das contratações em andamento.

Apresentação, em reunião presencial, do Relatório Mensal sistematizando as informações colhidas e analisadas do período abrangendo: medição física, acompanhamento do plano de compras e contratações, apropriação do custo real, obtenção do custo projetado através da atualização dos principais insumos da Tabela ABC, comparativo do custo previsto x custo real, gráficos de evolução física e do financiamento da obra, conclusões e principais recomendações e/ou providências para se recuperar eventuais atrasos ou desvios de custos.